Vamos ajudar o Tomás
quero
AJUDAR
Campanha para angariação de fundos para financiar operação para remoção de tumor nos pulmões e reabilitação para o Tomás.
O Tomás Leal é um menino de seis anos a quem foi diagnosticado um tumor cancerígeno nos pulmões e precisa da ajuda de todos para poder realizar tratamento na Clínica Navarra, em Pamplona, Espanha.
A cirurgia e tratamentos têm um custo estimado de cerca de 100.700,00 EUR (*) que a família tenta agora angariar, contando para isso com a solidariedade de todos.
Como ajudar?
Poderá fazer o seu donativo por transferência bancária, através do seguinte IBAN:
PT50 0035 0705 0001 6248 1307 7
CGDIPTPL
Podem ser também ser entregues os donativos na plataforma GoFundMe, através do endereço https://gogetfunding.com/remocao-de-tumor-nos-pulmoes-e-reabilitacao-para-o-tomas/
Toda a ajuda faz a diferença!
Todos juntos, conseguiremos ajudar o Tomás a vencer esta luta!
Desde já agradecemos o interesse e apelamos à sua solidariedade no sentido de ajudar na medida do possível, que financeiramente quer divulgando esta causa.
(*) Os fundos servirão para ajudar a cobrir os custos com:
- Cirurgia para remoção dos tumores nos pulmões ≈ 100.700,00 EUR
(não cobertos pelo serviço nacional de saúde)
Este é já o segundo tumor cancerígeno diagnosticado ao pequeno Tomás, que em 2019 foi diagnosticado com um Osteossarcoma na tíbia, o qual exigiu deslocação à Clínica Navarra para cirurgia por forma evitar amputação.
Para a família do Tomás são assim tempos extremamente difíceis pois este tem uma irmã de 10 anos que, tal como ele, foi diagnosticada com um Osteossarcoma no fémur e submetida a cirurgia na Clínica Navarra para remoção do tumor – felizmente já eliminado.
Qualquer valor será bem vindo, por pouco que possa parecer: 1 EUR, 5 EUR,.. todas as ajudas contam.

![]() |
---|
![]() |
![]() |
![]() |

O porquê desta causa
Em 2016, a família Leal, de Marinhais, no concelho de Salvaterra de Magos, recebeu a notícia que ninguém quer: Marta Leal, a filha mais velha, na altura com apenas seis anos, tinha um tumor grave numa perna e corria o risco de ver o membro amputado em tão tenra idade.
No caso de Marta Leal, hoje com dez anos, o carcinoma desenvolveu-se no fémur e, após vários tratamentos de quimioterapia no IPO, em Lisboa, a dias da operação para remoção do tumor, o ortopedista que acompanhava o caso explicou aos pais que teria de ser feita a amputação do membro.
Na busca por uma alternativa, o casal chegou a ser informado da possibilidade de tratamentos em clínicas em Itália ou Alemanha, e foi numa dessas deslocações em busca de uma solução que um pai que tinha um filho com uma doença semelhante, lhes deu a conhecer a existência da clínica Navarra, em Pamplona, Espanha.
Esta revelou-se ser a única alternativa sem implicar a amputação do membro e na altura, entre empréstimos, ajudas de familiares e amigos, conseguiram-se os 90.000,00 EUR necessários ao tratamento da Marta Leal.
Após uma operação, algum tempo e muitos tratamentos depois, a boa notícia surgiu: 98% do tumor tinha desaparecido e Marta podia seguir a sua vida, apesar de mais tarde, por volta dos 14-15 anos, estar previsto ter de fazer nova operação para corrigir os problemas de crescimento do osso.
Entretanto em 2019, o pequeno Tomás Leal, na altura com cinco anos foi, tal como a irmã, diagnosticado com um Osteossarcoma – desta feita na tíbia - o qual exigiu igual tratamento, com deslocação à Clínica Navarra para cirurgia por forma evitar amputação.
É com este cenário em mãos que, três anos depois e também devido aos esforços já despendidos para o tratamento da Marta Leal, a família teve que procurar ajuda, pois não teria forma de suportar os enormes custos que iria suportar com os tratamentos do Tomás.
Graças à ajuda de donativos de amigos e restante sociedade civil estas dificuldades foram ultrapassadas, sendo angariado o valor necessário, estimado em 95.000,00 EUR.
Em Junho de 2020, a Marta Leal necessitou de nova intervenção cirúrgica para a primeira correcção da dismetria dos membros inferiores, sendo esses custos suportados novamente graças a um enorme movimento de solidariedade, conseguindo-se angariar ajuda com os donativos de amigos e restante sociedade civil – valor estimado em 40.000,00 EUR.
Por fim, e contra todas as expectativas, em Setembro de 2020 o Tomás Leal, agora com seis anos, ao efetuar exames de acompanhamento, é diagnosticado com um tumor cancerígeno nos pulmões, pelo que a família, agora completamente desgastada e sem possibilidade de comportar os custos dos tratamentos, vem apelar à ajuda de todos para conseguir reunir o valor necessário à realização dos tratamentos – valor estimado em 100.700,00 EUR.
Os amigos estão mobilizados e criaram um grupo no Facebook (ver AQUI), onde todos poderão acompanhar o caso e, se assim entenderem, contribuir para a causa com o seu donativo.
Qualquer valor será bem vindo, por pouco que possa parecer: 1 EUR, 5 EUR,.. todas as ajudas contam.
Conta associada:
PT 50 0035 0705 0001 6248 1307 7
CGDIPTPL
Como ajudar?
Todas as ajudas serão bem-vindas e farão a diferença. Todos juntos, conseguiremos ajudar o Tomás a vencer esta luta!
Ajude-nos divulgando esta causa.
Siga-nos no Facebook

FAZER DONATIVO
- Poderá fazer o seu donativo por transferência bancária, através do seguinte IBAN:
PT50 0035 0705 0001 6248 1307 7
CGDIPTPL
- Podem ser também, ser entregues os donativos na plataforma GoFundMe, através do endereço:
https://gogetfunding.com/remocao-de-tumor-nos-pulmoes-e-reabilitacao-para-o-tomas/
- Presencialmente, depositando o seu donativo numa das latinhas distribuidas para o efeito, em vários espaços comerciais da região de Santarém e arredores:


OUTRAS FORMAS DE CONTRIBUIR
- Adquirir pulseiras
(ver no Facebook onde adquirir)
- Adquirir T-Shirt da causa
(ver no Facebook onde adquirir)
- Licitar artigos doados para efeitos de venda via leilão online, revertendo a favor da causa
(ver no Facebook os eventos)



DIVULGUE ESTA CAUSA
Ajude-nos divulgando esta causa.
Acompanhe as iniciativas e siga-nos no Facebook:
